NOTÍCIAS

June 02, 2020

Curso online de Psicopatologia para musicoterapeutas

A pensar nos requisitos para o processo de certificação do musicoterapeuta, a APMT lança um Curso de Psicopatologia Online, a iniciar em setembro, em horário pós laboral.

May 20, 2020

Conferência Mundial de Musicoterapia 2020 - WFMT - online

Este ano, devido à situação pandémica do COVID 19, existe a oportunidade excepcional de frequentar a Conferência Mundial de Musicoterapia de forma online.

Aproveite a oportunidade!

May 17, 2020

Considerações sobre o reinício da atividade presencial do musicoterapeuta

Nesta nova fase da pandemia em que nos encontramos, é fundamental tomarmos medidas preventivas no que diz respeito à prática clínica da Musicoterapia. Para que o atendimento presencial seja realizado de forma preventiva e mais segura é importante que o musicoterapeuta conheça as normas e orientações estabelecidas e emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), relativas à pandemia da COVID-19.
Paralelamente, ao trabalhar em instituições ou outros contextos clínicos, é fundamental uma articulação com as respetivas entidades no sentido de se seguir o plano de contingência das mesmas. Desta forma, a Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) reuniu algumas indicações gerais que devem ser ajustadas à realidade/contexto profissional de cada musicoterapeuta.

May 16, 2020

Notificação Assembleia da República

Boas notícias!

A APMT foi notificada esta quinta-feira, 14 de Maio, de que a Petição para o reconhecimento da profissão do musicoterapeuta em Portugal foi considerada válida e formalmente aceite para ser debatida na Assembleia da República.

Foi com muito orgulho que recebemos o feedback da Comissão Parlamentar com quem reunimos no passado mês de Fevereiro, reconhecendo a solidez da nossa proposta e a abrangência do trabalho já realizado ao longo dos últimos anos, com vista à definição de requisitos de acesso à profissão e às boas práticas da musicoterapia em Portugal.

Fomos informados de que a petição será encaminhada para debate no Hemiciclo e de que foram desde já solicitados os pareceres da Srª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a quem compete regulamentar e reconhecer a profissão, e definir os critérios de formação académica para o exercício da musicoterapia.

Esta notícia vem trazer-nos redobrada energia para continuar a trabalhar nesta missão da qual não desistiremos nunca, apesar de estarmos cientes do tempo e esforço que ela irá requerer. Um passo de cada vez, estamos no caminho certo e temos esperança de ver a prática da musicoterapia reconhecida e regulamentada.

Obrigada, Senhores Deputados e Parabéns, APMT!

May 08, 2020

Assembleia Geral EMTC

Num formato um pouco diferente este ano, a Assembleia Geral da EMTC realizou-se a 9 de maio de 2020.

April 26, 2020

Cancelamento Curso Breve de Guitarra

Em virtude da pandemia mundial que vivemos e no sentido de colaborar no esforço de contenção da doença COViD-19, a APMT informa que o Curso Breve de Guitarra, com o professor Múcio Sá, foi cancelado.

April 08, 2020

Considerações da APMT sobre a interrupção das atividades presenciais decorrente da pandemia

A Musicoterapia é uma intervenção terapêutica intrinsecamente experiencial, que assenta na produção e/ou apreciação musical partilhada, no contexto de uma relação terapêutica estabelecida entre o terapeuta e o(s) utente(s), centrada no processo psicológico, relacional e musical que ocorre no aqui-e-agora das sessões. Ainda que o processo terapêutico se alimente, também de atividades musicais intercalares e de um desenvolvimento pessoal e musical do próprio utente no seu dia-a-dia, o cerne da intervenção musicoterapêutica ocorre no contacto direto entre o terapeuta e o(s) utente(s).

Na circunstância absolutamente extraordinária de isolamento social em que nos encontramos face à pandemia COVID-19, os terapeutas e demais profissionais de saúde e bem-estar que se inserem na categoria das atividades não medicamente indispensáveis têm vindo a gerar ideias e procedimentos alternativos que possam reduzir o impacto da interrupção súbita do trabalho terapêutico presencial, bem como de alguma forma conseguir gerar alguma continuidade no processo terapêutico que se iniciou.

Sendo a musicoterapia rica em ocorrências do domínio sensorial, não-verbal, físico e de sincronização interpessoal, torna-se extremamente difícil, em muitos casos impossível – a interação de proximidade com o utente que garante a fluidez da interação sonora, motora, visual e até emocional. Trabalhamos frequentemente com utentes que apresentam sérios compromissos de funcionamento no domínio cognitivo, sensorial e relacional. Assim, o contacto à distância, via internet, com as limitações que todos estes equipamentos possam imprimir na sessão, torna-se por vezes difícil, e na maioria das vezes superficial.

Considera a APMT que, nestas circunstâncias e na vasta maioria dos casos com que trabalhamos, ficará inerentemente suspenso o trabalho terapêutico inicialmente concebido para o(s) utente(s), com os objetivos que constavam do seu plano terapêutico original. Será difícil, podendo tornar-se prejudicial para as várias partes envolvidas, considerar que este contacto à distância cumpre a função de intervenção terapêutica propriamente dita.
Não obstante, será necessário, tanto quanto possível, manter o contacto com o(s) utente(s), no sentido de não quebrar abruptamente o laço afetivo entre utente e terapeuta nem a previsibilidade de contactos, por vezes crucial no processo terapêutico. Neste sentido, a APMT sugere a todos os colegas musicoterapeutas que tomem a iniciativa de contactar os seus utentes, dando ao utente, ao seu familiar, cuidador ou guardião legal a opção, de forma neutra e completamente não diretiva, de querer ou não continuar em contacto com o terapeuta.

Caso o contacto venha a ser continuado, e tendo em conta que foi com base na música e na interação musical que a relação terapêutica se estabeleceu inicialmente, poderá o terapeuta recorrer a formas criativas de manter o contacto à distância com o utente, através de gravações de mensagens, criação de bases rítmicas, melódicas ou harmónicas para improvisar, recolha de repertório, comentário verbal sobre experiências de escuta musical, e outras formas de intercâmbio musical à distância.
Deverá ficar claro nestas circunstâncias que o trabalho terapêutico propriamente dito está interrompido e que - nesta situação de absoluta exceção, que se espera temporária – os encontros à distância cumprem a função de manter a relação ativa e apoiar o trabalho autónomo do paciente, se este for possível.

No caso dos utentes mais dependentes, poderão ser feitos encontros conjuntos com o utente e o(s) seu(s) familiar(es), onde o familiar poderá ser importante para garantir o fluir do encontro à distância. Poderão neste contexto surgir sugestões de experiências de produção ou apreciação musical conjunta entre o utente e familiares, mas deverá ser claro para todos que estas não são diretrizes de intervenção terapêutica a ser administrada pelos familiares ou cuidadores, e que o papel destas pessoas é claramente distinto do papel do terapeuta, nas suas interações com o utente.

Desejamos a todos os musicoterapeutas o melhor para este período difícil. Mantenham-se saudáveis, cuidem dos vossos utentes e sejam criativos.

March 03, 2020

2ªs Jornadas Clínicas de Musicoterapia

A Universidade Lusíada de Lisboa em parceria com a APMT promove, pelo segundo ano consecutivo, as 2ªs Jornadas Clínicas de Musicoterapia.

February 05, 2020

"Guitarra sem fronteiras" - curso breve de guitarra para musicoterapeutas com Múcio Sá

Sendo o treino musical e a prática de instrumento um dos requisitos essenciais para a prática da musicoterapia, a APMT anuncia um curso de aperfeiçoamento de guitarra, exclusivo para musicoterapeutas.

January 23, 2020

Parabéns APMT!

No dia 23 de janeiro de 2020 a APMT festejou o seu vigésimo quarto ano de idade. 

November 24, 2019

COMUNICADO

Recebemos notícia desta iniciativa de formação.
No nosso entender, trata-se de um curso com um volume significativo de horas de formação e que emite certificado. Consideramos que este curso corre o risco de ser entendido como uma habilitação para intervir em Musicoterapia e alertamos a comunidade profissional e o público em geral para os perigos inerentes a exercer intervenções terapêuticas que requerem conhecimento especializado e competências que se adquirem de forma gradual.
Recomendamos também que consultem o site da APMT para esclarecimento do que constitui uma formação adequada de um profissional de Musicoterapia. Reforçamos a extrema importância de o público e quaisquer eventuais utentes de Musicoterapia solicitarem informação acerca das habilitações profissionais de um dito Musicoterapeuta que se proponha a prestar serviços.

https://divulgaciondinamica.info/landing/curso-de-musicoterapia-pt/?fbclid=IwAR2Tap1GsgzqlIOdRxjGHwsVwvCOw7BPBrm99_acpKS9Z9q5ZCKHH8yaDfA

November 15, 2019

Dia Europeu da Musicoterapia 2019

Dia Europeu da Musicoterapia 
15 de novembro

Veja de que forma este dia é celebrado por toda a Europa em www.musictherapyday.com

O mote da canção comemorativa deste ano é "Beat the Drum!".

Seja através do pulsar do tambor ou do coração, que o poder da música esteja sempre convosco!

https://youtu.be/JLxCFXwZpP4

November 14, 2019

XVII Encontro sobre Envelhecimento

XVII Encontro sobre Envelhecimento
Entroncamento
29 de novembro de 2019

November 10, 2019

"Hearing people's music, responding to them musically"

November 09, 2019

"Musicoterapia e Neurodesenvolvimento"

October 08, 2019

Nova Formação Avançada para Musicoterapeutas

E vem aí mais uma formação avançada para musicoterapeutas! Desta vez, com o Dr. Simon Procter, director do Serviço de Música (educação, investigação e relações públicas) do Centro Nordoff-Robbins de Londres. 

October 07, 2019

Inscrições abertas para o XII Encontro Internacional de Musicoterapia! (Inscrições limitadas!)

Inscrições abertas para o XII Encontro Internacional de Musicoterapia! (Inscrições limitadas!)

Aqui ficam os 4 workshops que vão acontecer nesse dia: 
- "A música ao cuidado dos cuidadores", dinamizado pela Professora Dra. Teresa Leite.
- "Um mundo de possibilidades: Acessibilidade musical para todos", dinamizado pelo Dr. Paulo Jacob, Musicoterapeuta na APCC - Coimbra;
- Co terapia em Movimento", dinamizado pela Dra. Raquel Faustino, Fisioterapeuta na APPC Leiria;
- "A comunicação não verbal na interação musical", dinamizado pelo Terapeuta da Fala e Musicoterapeuta da APPC Leiria.

Cartaz completo em breve!

September 19, 2019

SAVE THE DATE: 9/11/2019

É com muito orgulho que anunciamos o XII Encontro Internacional de Musicoterapia, que irá decorrer em Leiria, no próximo dia 9 de Novembro, e que conta a presença de Simon Procter (Director of Music Services for Nordoff Robbins, UK). Nos próximos dias divulgaremos mais informações e abriremos inscrições.

July 02, 2019

ESCLARECIMENTO

A Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) gostaria de, enquanto instituição representativa dos musicoterapeutas portugueses, apresentar o seguinte esclarecimento no que diz respeito ao que é a musicoterapia e a profissão de musicoterapeuta.

A APMT é a entidade organizadora da disciplina em Portugal, e tem por missão a promoção da Musicoterapia enquanto disciplina de intervenção internacionalmente reconhecida e sujeita a requisitos rigorosos de formação e prática clínica.

A APMT considera importante esclarecer que a Musicoterapia, no contexto da sociedade contemporânea e da comunidade científica internacional, é uma prática profissional e, portanto, um serviço prestado por um profissional que deverá reunir os seguintes componentes de formação:

- Curso de Musicoterapia ministrado em instituição académica, a nível do ensino superior, que reúna conteúdos das áreas da musicoterapia propriamente dita, psicologia, saúde, música e metodologias terapêuticas, conteúdos estes que deverão ser distribuídos pelas componentes académica, musical, experiencial e clínica, acrescidos de uma prática supervisionada e da elaboração de trabalhos teóricos, musicais e relatórios clínicos.

- Formação prévia na área da música, com uma componente teórica e de prática instrumental;

- Percurso de formação e desenvolvimento pessoal, formalizado em serviços prestados, também eles, por um profissional especializado.

Ainda que seja do domínio público que a Música tem um potencial terapêutico e constitui um fenómeno multidimensional com inúmeros benefícios para o bem-estar pessoal e a concertação social, a prática da Musicoterapia enquanto serviço profissional carece de formação especializada e acreditação formalizada.

Em Portugal, a APMT tem vindo a desenvolver esforços para definir estes critérios e esclarecer a comunidade profissional, as entidades financiadoras, as instituições académicas, os prestadores de serviços de saúde, educação, reabilitação e intervenção social e, acima de tudo, o público e os eventuais utentes deste tipo de serviços, no sentido de se desenvolver no nosso país uma prática credível e benéfica daquilo a que – oficialmente, no plano internacional – se chama Musicoterapia.

A definição de Musicoterapia, os critérios já definidos para a formação e a prática profissional da Musicoterapia, assim como, o código de ética que rege a prática de tais profissionais podem ser consultados na página web www.apmtmusicoterapia.com.

A APMT

June 30, 2019

Congresso Europeu de Musicoterapia 2019 Aalborg, Dinamarca

"Fields of Resonance"

Decorreu de 25 a 30 de junho de 2019, em Aalborg - Dinamarca, mais um Congresso Europeu de Musicoterapia.

Portugal marcou presença através da apresentação científica de posters e comunicações, que refletem algum do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área em questão.

O trabalho intitulado: " Lingering in the moment. Intergenerational Music Therapy sessions and their impact on the Person with advanced dementia", de Gabriela Nicolau e Catarina Ramalho, recebeu o primeiro prémio na categoria de poster. Muitos parabéns!

O próximo Congresso Europeu de Musicoterapia ocorrerá em 2022, em Edimburgo - Escócia!

June 27, 2019

Assembleia Geral da EMTC

Realizou-se no passado dia 25 e 26 de junho, em Aalborg, na Dinamarca, mais uma Assembleia Geral da EMTC, onde a APMT se fez representar.

April 26, 2019

Notícias da nossa Associação

A musicoterapia está bem viva e a crescer com energia em Portugal. Como todos os seres em fase de crescimento, também ela precisa de ser cuidada, por vezes contida, e sempre nutrida num espírito de serviço competente, humanismo e colaboração.

Ciente de que a Musicoterapia é uma disciplina muito jovem em Portugal e de que a comunidade musicoterapêutica carece ainda de tamanho e peso suficiente para se "fazer notar" como todos nós gostaríamos, a APMT tem vindo a aceitar os desafios deste processo de crescimento e a celebrar as conquistas que vamos fazendo na área da formação, procura de serviços e reconhecimento dos profissionais que, um a um, vêm contribuindo para que outros profissionais, utentes e futuros empregadores venham a confiar no que pode ser um contributo único para o bem-estar de pessoas, grupos e instituições.

Este ano assistimos a um aumento significativo de pessoas envolvidas e propostas de intervenção na área da Musicoterapia. Como em todas as profissões jovens, o interesse crescente pela Musicoterapia traz consigo a necessidade de regulamentar práticas e requisitos de formação, que por sua vez trazem a necessidade de diferenciar aqueles que reúnem as habilitações necessárias dos que apelidam de musicoterapia um conjunto de práticas não reconhecidas como tal pelas entidades competentes.

Com todos estes assuntos em mãos, temos conseguido informar, esclarecer e encorajar todos os interessados em praticar a musicoterapia a seguirem um caminho de formação dedicada e de partilha do seu trabalho, no superior interesse dos utentes a quem prestamos serviços e no interesse de um desenvolvimento profissional gratificante e seguro.

É neste contexto que vos falamos hoje de supervisão, uma prática de formação contínua e desenvolvimento profissional que se implementou nas chamadas "profissões de ajuda", com vista à apresentação, discussão e aperfeiçoamento das práticas de quem trabalha em intervenção direta com sujeitos humanos.

A supervisão é uma prática mundialmente instituída nas profissões de ajuda psicológica e constitui um processo de encontros regulares entre um profissional "sénior", com um grau de conhecimento e experiência profissional reconhecidos pela comunidade onde exerce e um ou vários profissionais que, em conjunto com o dito supervisor, refletem, planeiam e partilham informações e experiências de trabalho no sentido de obter apoio, feedback e/ou orientação no seu trabalho de intervenção direta.

De acordo com Forinash (2001), a supervisão é um processo que se desenrola no tempo e, tal como a intervenção terapêutica, assenta numa relação de participação ativa e recíproca entre supervisor e supervisando(s). É no seio desta relação e dos encontros regulares de reflexão e partilha que os terapeutas solidificam o seu conhecimento e garantem a sua competência profissional e pessoal para levarem a cabo o trabalho delicado de ajudar outros a mudar ou a melhorar o seu estado de saúde.

Desde que se começaram a delinear os standards da formação profissional e da prática clínica da Musicoterapia que se declarou, em Portugal e no estrangeiro, a necessidade absoluta de complementar a formação de base de um musicoterapeuta com a supervisão do seu trabalho, em particular nos primeiros anos do exercício da profissão.

Definidos em Portugal os critérios de certificação de musicoterapeutas, uma iniciativa da APMT que procura garantir a qualidade da formação e da prática em Musicoterapia, a supervisão foi assumida como uma componente indispensável do percurso de certificação. Para isso, a APMT criou um grupo de supervisão clínica, com o propósito de apoiar e complementar a formação dos musicoterapeutas em princípio de carreira. Este grupo foi criado em 2007, interrompido em 2011 e reaberto em 2015, com atividade continuada desde então.

O grupo de supervisão da APMT foi reformulado em 2015 e continuou a ser facilitado pela Profª Doutora Teresa Leite, por decisão da Direção. Esta decisão foi baseada no reconhecimento das habilitações da Profª Doutora Teresa Leite e na sua certificação oficial por parte de dois organismos internacionais.

Com o desenvolvimento da formação e da prática da Musicoterapia que se tem vindo a verificar em Portugal, existem hoje outros musicoterapeutas com habilitações suficientes para prestar serviços de supervisão, que se enquadram dentro dos critérios de aceitação da supervisão definida pela APMT no contexto do processo de certificação de musicoterapeutas.

Neste sentido, e tendo em conta que a missão da APMT é uma missão de organização e definição de standards de prática e formação profissional em Musicoterapia, considera a Direção que, nestas circunstâncias, deixa de ser necessário a APMT prestar serviços de supervisão. Com o crescimento da comunidade profissional e a diversidade dos profissionais sénior no que respeita às suas áreas de especialização, compete agora à iniciativa de cada profissional que se considere habilitado a prestar serviços de supervisão criar, divulgar e gerir o seu próprio setting de supervisão em Musicoterapia.

A APMT não é uma sociedade formadora em Musicoterapia, é uma associação de organização, divulgação e regulamentação da prática da Musicoterapia. Assim sendo, iremos desde já elaborar um conjunto de critérios de reconhecimento de musicoterapeutas supervisores e a APMT deixará, a partir de Julho deste ano, de prestar serviços de supervisão.

Logo que possível, os critérios de reconhecimento de musicoterapeutas supervisores e o procedimento para que os profissionais que assim o entenderem possam obter esse reconhecimento por parte da APMT serão divulgados. Até lá, vigoram os critérios definidos no âmbito do processo de certificação de musicoterapeutas, que passamos a citar:

“O musicoterapeuta supervisor deve reunir, cumulativamente, os seguintes critérios:

Ser um profissional de musicoterapia no ativo: o supervisor deverá, no momento do pedido de supervisão, estar a exercer atividade clínica como musicoterapeuta
Certificação/acreditação: o supervisor deverá preencher um dos seguintes requisitos de certificação:
Reconhecido como musicoterapeuta pela entidade de acreditação do país onde exerce;
Reconhecido como musicoterapeuta pela EMTC (processo de certificação agora extinto), OU
Reconhecido como musicoterapeuta pela entidade de acreditação de um outro país, com tradução oficial dos documentos respetivos para inglês ou português.
Experiência e amadurecimento enquanto profissional de musicoterapia: O supervisor deverá ter, ao momento do pedido de supervisão, acumulado experiência clínica através seguintes percursos:
dez anos consecutivos de exercício profissional da atividade de musicoterapeuta após a conclusão oficial do seu curso de formação em musicoterapia, OU
cinco anos consecutivos de experiência clínica como musicoterapeuta pós-certificação.”


Os musicoterapeutas que tenham terminado o seu curso de formação e estejam interessados em receber supervisão, de acordo com os critérios de certificação da APMT e seguindo as recomendações do Código de Ética da APMT, deverão contactar directamente os musicoterapeutas a quem reconheçam um grau de conhecimento e experiência profissional que os habilite a prestarem serviços de supervisão.

Por seu lado, os colegas que se considerem habilitados a prestar serviços de supervisão deverão organizar e divulgar os seus serviços em sede própria.

A APMT virá, tão brevemente quanto possível, a publicar os nomes dos supervisores a quem atribuir reconhecimento, mas escusa-se de divulgar diretamente os serviços dos supervisores em exercício.

E com esta reflexão e a informação que consideramos importante divulgar, desejamos a todos os eventuais utentes, prestadores de serviços e entidades empregadoras que este seja um período de crescimento saudável da comunidade musicoterapêutica e que todos nós procuremos dar o nosso melhor e pugnar por uma prática responsável, informada e dedicada desta actividade apaixonante que é a Musicoterapia.

A Direção da APMT.

April 16, 2019

X Ciclo de Seminários

Este ano a APMT volta a proporcionar ao público em geral, profissionais de áreas afins e aos demais interessados, o seu X Ciclo de Seminários. Inscreva-se!

April 09, 2019

Informação

Recebemos notícia desta iniciativa de formação. 
No nosso entender, trata-se de um curso com um volume significativo de horas de formação que emite certificado e cujos destinatários são as pessoas ditas vulneráveis, desempregados e beneficiários de RSI. Consideramos que este curso corre o risco de ser entendido como uma habilitação para intervir em Musicoterapia e alertamos a comunidade profissional e o público em geral para os perigos inerentes à habilitação de pessoas vulneráveis para intervir junto de grupos ainda mais vulneráveis. 
Recomendamos também que consultem o site da APMT para esclarecimento do que constitui uma formação adequada de um profissional de Musicoterapia. Reforçamos a extrema importância de o público e quaisquer eventuais utentes de Musicoterapia, solicitarem informação acerca das habilitações profissionais de um dito Musicoterapeuta que se proponha a prestar serviços.

April 04, 2019

Estratégias Musicoterapêuticas de Desenvolvimento Pessoal

No passado dia 24 de Março, a APMT organizou uma formação avançada para Musicoterapeutas com formação profissionalizante em Musicoterapia. Esta formação foi dinamizada pelo Professor Doutor Luis Alberto Mateos Hernández com o tema "Estratégias Musicoterapêuticas de Desenvolvimento Pessoal".

April 02, 2019

1.as Jornadas Clínicas de Musicoterapia

A APMT foi convidada a participar com duas comunicações nas 1.as Jornadas Clínicas de Musicoterapia, que decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa no passado dia 23 de Março, sob a organização da Professora Doutora Teresa Leite

April 02, 2019

No passado dia 22 de Março decorreu, na sede da APMT, a certificação de mais duas musicoterapeutas.

As candidatas defenderam a sua candidatura publicamente, perante um júri internacional, composto pelo Professor Doutor Luís Hernandez (Espanha), Professora Doutora Ilse Wolfram (Alemanha) e Professora Doutora Teresa Leite (Portugal).

Muitos parabéns às musicoterapeutas Daniela Morais e Ana Esperança!

April 01, 2019

Comunicado

No passado dia 30, realizaram-se eleições para os corpos sociais da Associação Portuguesa de Musicoterapia. A Lista vencedora foi a lista A.

Pela primeira vez, na história da APMT, existiram duas listas candidatas aos corpos sociais desta associação.
Apesar deste facto significar mais envolvência e interesse por parte dos sócios da APMT, esta associação precisa de mais sócios e de mais participação.

Os órgão sociais da APMT dão o seu melhor no que diz respeito às iniciativas que tomam e à tomada de decisões em conjunto, mas estão completamente disponíveis para ouvir outras ideias, debatê-las e, se possível, procurar implementá-las.

March 28, 2019

Veja um pouco do percurso da APMT ao longo dos seus 23 anos de vida!

March 01, 2019

Jornadas Clínicas de Musicoterapia.

Tema:
Intervir e inovar.

Keynote Speakers:
Dr.ª Ilse Wolfram
Psicoterapeuta e musicoterapeuta
Institut für Musiktherapie und seelische Gesundheit e.V.

Prof. Doutor Luis Alberto Mateos Hernández
Director do mestrado em Musicoterapia
Facultad de Educación
Universidad Pontificia de Salamanca

Organização:
Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite Maurer
Coordenadora do mestrado em Musicoterapia
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Investigadora do grupo "Qualidade de vida, intervenção psicossocial e cidadania"
Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social
Universidade Lusíada

Apoio:
Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social
Universidade Lusíada

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto «UID/SOC/04624/2019».

Núcleo de Estudantes de Psicologia
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Universidade Lusíada

Data:
23 Março 2019

Horário:
09H30 - 17H30

Localização:
Auditório 4 - Universidade Lusíada

Inscrição:
http://bit.ly/2HhJ45l

Internet:
http://bit.ly/2HhJ45l

February 28, 2019

Apresentação e defesa pública de candidatos ao título de Musicoterapeuta Certificado

No próximo dia 22 de Março decorrerá, na nossa sede, uma nova apresentação e defesa pública de candidatos ao título de Musicoterapeuta Certificado.

February 21, 2019

NOVA FORMAÇÃO AVANÇADA PARA MUSICOTERAPEUTAS - Estratégias Musicoterapêuticas de Desenvolvimento Pessoal

NOVA FORMAÇÃO AVANÇADA PARA MUSICOTERAPEUTAS - Estratégias Musicoterapêuticas de Desenvolvimento Pessoal, com Luis Alberto Mateos Hernández. Dia 24 de Março, no Museu da Música Portuguesa (Cascais). Garante a tua vaga e inscreve-te em:

February 14, 2019

NOVIDADE: Parceria entre Mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa e a Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT)

É com gratidão e orgulho que anunciamos que está concretizada a parceira entre Universidade Lusíada de Lisboa e a APMT que, acreditamos, irá melhorar a qualidade do trabalho profissional e académico dos nossos sócios.

 

Como muitos sabem, a Universidade Lusíada de Lisboa tem um acervo especializado na área da Musicoterapia desde há muitos anos, investindo com regularidade na atualização dos seus conteúdos relacionados com a Musicoterapia. 

 

No sentido de melhorar os serviços prestados aos sócios, promover e simplificar o acesso ao conhecimento científico, integrar uma plataforma de maior dimensão de modo permanente, aceder a informação especializada e técnica, a Associação Portuguesa de Musicoterapia tem o maior gosto em partilhar que está acessível a todos os sócios da APMT o acesso ao estatuto de utilizador da Mediateca que inclui o acesso aos recursos de informação da Universidade.

 

Para isso, os sócios com as quotas atualizadas, poderão enviar um email para: mediateca@lis.ulusiada.pt, enviando em anexo o seu cartão virtual disponibilizado pela APMT, e a Mediateca conduzirá o processo de acesso, pedindo os dados necessários e tirando todas as dúvidas que surjam.

 

Esperamos que a partir de hoje os nossos conhecimentos possam ser cada vez mais alargados, através deste recurso que pode ser tão valioso e fazer muita diferença nas nossas intervenções clínicas e académicas.

January 19, 2019

APMT foi convidada pela RTP para ir ao programa "Agora Nós"

A APMT foi convidada pela RTP para ir ao programa "Agora Nós" falar sobre Musicoterapia. A Musicoterapeuta Catarina da Isabel mostrou um pouco do seu trabalho com crianças e acompanhou a Sofia, uma cliente que usufrui de intervenção em Musicoterapia devido a um problema oncológico. Veja como a Musicoterapia a ajudou durante a sua gravidez, a gerir o luto dos seus pais e a lidar com a doença.

January 07, 2019

Quando a música é um “medicamento” afinado e sem contraindicações

Engana-se quem pensa que a música tem unicamente um desígnio cultural. Pode ser moldada por um musicoterapeuta com um objetivo medicinal ou utilizada para humanizar o ambiente de uma unidade de saúde.

Ana Esperança foi entrevistada pela Notícias Magazine.

January 04, 2019

MENSAGEM DE ANO NOVO

Os membros dos Órgãos Sociais da APMT desejam a todos os seus associados, parceiros e demais interessados um Ano de 2019 muito feliz, produtivo e pleno de projetos gratificantes!

A Direção da APMT inicia este ano de 2019 unida e com energia para ir mais além nos projetos a que se tem dedicado, nem sempre muito visíveis aos olhos do público, mas nem por isso menos importantes para a longa caminhada que temos pela frente.

Temos orgulho no caminho já percorrido por nós e pelas anteriores direções, que levou a APMT de um grupo de profissionais interessados na Musicoterapia a uma organização de referência para quem se tem vindo a formar no exercício desta atividade profissional e para todos os que procuram na Musicoterapia uma resposta para as necessidades dos seus utentes, familiares ou comunidades.

Estamos investidas no processo de regulamentação e reconhecimento da Musicoterapia como atividade profissional e temos passado os últimos dois anos a amadurecer contactos junto das entidades legisladoras.

Demos seguimento ao trabalho de raiz que foi feito pela anterior direção, com a criação de critérios e a ativação do mecanismo de certificação de musicoterapeutas em Portugal.

Avançámos com uma nova fase de serviços de supervisão para musicoterapeutas e com isso temos criado laços entre profissionais e uma força geradora que irá seguramente fazer crescer a Musicoterapia em Portugal.

Temos vindo a melhorar a nossa sede, para que possamos otimizar a capacidade de resposta às necessidades dos associados e de organização de seminários e formações complementares.

Preocupa-nos a prática arbitrária e o uso incorreto do termo Musicoterapia que, em última análise, irá prejudicar as relações profissionais de todos nós e a credibilidade da disciplina, mas temos consciência do nosso dever de informar, sensibilizar e esclarecer, mais do que policiar uma atividade que não está ainda definida aos olhos da lei.

A formação universitária em Musicoterapia é hoje uma realidade em Portugal e com a atividade no terreno que tem vindo a gerar, tornou-se mais clara a natureza deste tipo de intervenção, mas há ainda muito trabalho a fazer para elevar o estatuto do musicoterapeuta à categoria de um profissional habilitado a intervir no âmbito da saúde, educação, intervenção social e reabilitação.

Para isso, sentimos que temos de começar “por dentro”: encorajando os profissionais já envolvidos na Musicoterapia a investirem numa formação sólida, abrangente, continuada no tempo e enquadrada nos níveis de exigência de outras profissões de saúde, dentro do país e além-fronteiras.

Com o início deste novo ano reforçamos a nossa missão:


- fazer crescer e reunir a nossa “massa crítica”, de forma a que, juntos tenhamos corpo e representatividade para conseguirmos o estatuto de que necessitamos como profissionais;


- não desistir de esclarecer a natureza da Musicoterapia e o perfil do musicoterapeuta, para que o público e as instituições recebam os serviços que lhes são prometidos;


- aumentar o leque de oportunidades de formação avançada, supervisão e outras iniciativas de enriquecimento pessoal e profissional dos musicoterapeutas;


- desenvolver parcerias que permitam aos nossos associados musicoterapeutas progredir nas suas carreiras com opções de trabalho diversificado, de investigação e de aquisição de conhecimentos.

Acima de tudo, desejamos para a APMT e para a Musicoterapia em Portugal um futuro próspero, com um investimento a médio-longo prazo no desenvolvimento da nossa profissão e no reconhecimento alargado dos benefícios da Musicoterapia.

Desejamos a todos um Ano Novo Feliz e que a música nos leve para onde crescemos melhor!

A Direção da APMT

November 22, 2018

Regulamentação e Reconhecimento da Profissão de Musicoterapeuta em Portugal

A APMT esteve ontem reunida com o Sr. Presidente da ACSS José Caiado, ao qual entregou uma proposta de lei para o reconhecimento profissional da Musicoterapia em Portugal. Esta proposta será, assim, encaminhada e entregue por esta entidade nas devidas comissões parlamentares.

O processo do reconhecimento profissional e a entrega da proposta de lei, resultam do trabalho desenvolvido pela APMT ao longo de vários anos, do empenho, da dedicação e de trabalho intensivo com deputados de vários partidos, ministérios e diversas entidades, que nos guiaram e orientaram ao longo de todo o processo. Trata-se de um processo invisível por muitos, mas moroso, prioritário e de grande investimento por parte da APMT ao longo dos anos.

November 19, 2018

Simpósio de Musicoterapia

E desta vez, foi em Torres Vedras que se realizou o 1º Simpósio de Musicoterapia, a convite da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Associação Estúdio 12+.

Decorreram, ao longo de todo o dia, vários workshops e comunicações dedicados à aplicação da musicoterapia em vários contextos e com várias populações-alvo, no sentido de dar a conhecer, informar e esclarecer sobre o estado da arte desta profissão em Portugal.

Um grande obrigado a toda a organização e a todos os participantes!

November 15, 2018

DIA DA MUSICOTERAPIA 15 DE NOVEMBRO 2018

"Music Moves Me", música da autoria de Albert Bergman, interpretada pelos alunos de Jazz da Universidade Lusíada de Lisboa e elementos da APMT.

September 25, 2018

FORMAÇÃO AVANÇADA - "Creative Music Therapy in Neonatal Care - Training on Theory, Research and Clinical Practice"

15 e 16 de março de 2019 e 26 e 27 de abril de 2019, Lisboa

Direção Pedagógica e Formadora: Friederike Halsbeck
Direção científica: Professora Eduarda Carvalho

Esta formação conta com o apoio das seguintes Entidades em parceria:
APMT: Entidade de certificação do Programa de Formação Avançada para Musicoterapeutas
MAC (CHLC) entidade de acolhimento do programa
com os patrocínios da:
Associação Ser Bebé e do Centro do Bebé
Apoios científicos da Sociedade Portuguesa de Pediatria e CESEM - NOVA - FCSH

LOCAL: Maternidade Alfredo da Costa (MAC), Lisboa.
Módulo I: Auditório da MAC
Módulo II: Unidade de Neonatologia da MAC

VAGAS LIMITADAS

Faça já a sua pré-inscrição!

Para saber mais informações, clique aqui!

October 09, 2018

Simpósio de Musicoterapia

No dia 17 de novembro de 2018 em Torres Vedras no Auditório Paços do Concelho irá ocorrer um Simpósio de Musicoterapia!

Para mais informações sobre o evento, por favor contacte:
estudio12mais@gmail.com/
corojuvenil_tv@hotmail.com
tm: 962466583

September 16, 2018

Dia da Musicoterapia - 15 de novembro de 2018

Conhece a página do Dia Europeu da Musicoterapia?
O tema deste ano é "Music Moves Me"!
Consulte todas as informações sobre os eventos que se realizaram nos vários países participantes e que ocorreram ao longo dos últimos anos, em :
http://www.musictherapyday.com/

Aproveite e tenha acesso à música temática deste ano!

Desafiamos a sua imaginação! Pode alterar , traduzir e adaptar a letra da música.

Crie, divirta-se, filme e envie-nos a sua versão!

July 18, 2018

11º Congresso Europeu de Musicoterapia, Aalborg - Dinamarca

11º Congresso Europeu de Musicoterapia, Aalborg - Dinamarca
26 a 30 de junho 2019

Verifique o site para obter mais informações sobre a conferência EMTC 2019:
https://www.musictherapy.aau.dk/emtc19/

Os oradores principais encontram-se divulgados no site. Relembramos que o prazo de submissão de resumos é até ao dia 1 de outubro de 2018.

A conferência também tem uma página no Facebook:https://www.facebook.com/11emtc/

May 29, 2018

Formação Avançada Robin Rio

No dia 27 de Maio de 2018 decorreu, no Museu da Música Portuguesa, em Cascais, a Formação Avançada para musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia, intitulada:

“Desconstruindo o processo: desenvolvimento de capacidades através de diferentes abordagens”, com a Mestre Robin Rio (USA).

Um dia intensivo de aprendizagem e partilha de saberes!

May 26, 2018

XI Encontro Internacional de Musicoterapia 2018

Ontem decorreu o XI Encontro Internacional de Musicoterapia, na Universidade Lusíada de Lisboa. Um dia enriquecedor, repleto de partilha de trabalho e vivências experienciais entre profissionais, estagiários e estudantes de musicoterapia.

Um grande obrigado a todos e até para o ano!

May 24, 2018

Certificação de musicoterapeutas

Hoje decorreu na sede da APMT a certificação de mais duas musicoterapeutas com uma longa carreira profissional e conhecimento na área da musicoterapia.

As candidatas defenderam a sua candidatura publicamente, perante um júri internacional, composto pelo Professor Doutor Luís Hernandez (Espanha), Mestre Robbin Rio (USA) e Professora Drª Teresa Leite (Portugal).

Muitos parabéns as musicoterapeutas Eduarda Carvalho e Susana Jimenez pela partilha do seu trabalho!

May 20, 2018

Últimas inscrições para o 11° Encontro Internacional de Musicoterapia! Já fez a sua?

11.º Encontro Internacional de Musicoterapia: "Musicoterapia e desenvolvimento humano" | Keynote Speakers: Prof. Doutor Luis Alberto Mateos Hernández (Universidad Pontificia de Salamanca) e Mestre Robin Rio (Arizona State University) | Organização: Prof.ª Doutora Teresa Leite [IPCE-UL] e Mestre Ana Esperança [APMT] | Data: 26 Maio 2018 | Horário: 09H30 - 17H30 | Local: Auditório 4 - UL | Inscrição: http://bit.ly/2FksvFk | Internet: http://bit.ly/2FksvFk.

May 07, 2018

Defesa Pública de candidaturas ao título Musicoterapeuta Certificado

No próximo dia 25 de Maio teremos a apresentação e defesa pública de mais duas candidaturas à certificação em Musicoterapia. A apresentação, aberta ao público, irá decorrer na nossa sede (Rua Freitas Gazul, nº34 - loja 5).

May 05, 2018

Assembleia Geral da Confederação Europeia de Musicoterapia, em Trapani, Sicília - Itália

A APMT, representada pela Rita Maia, vice-presidente da associação, participou na Assembleia Geral e Jornada de trabalho na Confederação Europeia de Musicoterapia, em Trapani, Sicília - Itália.

A próxima realizar-se-á em Aalborg, na Dinamarca, em 2019, aquando o Congresso Europeu de Musicoterapia.

April 27, 2018

3º Encontro Sobre Inclusão em Contexto Escolar

Ana Esperança, Presidente da Direção da APMT, foi convidada a participar no 3º Encontro sobre inclusão em Contexto Escolar que decorreu no dia 21 de Abril e hoje, dia 28 de Abril, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

April 19, 2018

Assembleia Geral Ordinária 5 de Maio de 2018

March 30, 2018

Formação Avançada para Musicoterapeutas 27 de Maio de 2018

É Musicoterapeuta? Tem Formação Profissionalizante em Musicoterapia? Já se inscreveu na nossa Formação Avançada?

Pode fazê-lo aqui!

March 12, 2018

11.º Encontro Internacional de Musicoterapia

O 11.º Encontro Internacional de Musicoterapia, este ano organizado pela Universidade Lusíada em parceria com a Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT), assume como tema central o desenvolvimento humano, dando ênfase às raízes humanistas da Musicoterapia como disciplina e como intervenção terapêutica dedicada a facilitar o desenvolvimento integrado e a reabilitação construtiva de pessoas, grupos e comunidades. Este é também um momento de encontro e partilha de ideias entre profissionais da Musicoterapia e suas áreas afins, numa perspectiva de colaboração interdisciplinar. Teremos como convidados a Mestre Robin Rio, musicoterapeuta americana, e o Prof. Doutor Luís Alberto Mateos Hernández, musicoterapeuta espanhol, que vêm partilhar as suas abordagens dinâmicas e profundamente humanistas da intervenção musicoterapêutica em qualquer fase do ciclo de vida. O Encontro contará com um painel de exposição e debate sobre o trabalho clínico e, ainda, com um conjunto de workshops ligados à Musicoterapia.

March 05, 2018

NORDOFF ROBBINS SUMMER SCHOOL 2018

Quatro dias de oficinas e seminários para musicoterapeutas profissionais que desejem familiarizar-se com a abordagem musicoterapeutica de Nordoff Robbins, e integra-la na sua prática clínica.

A Escola de Verão oferece abordagens qualificadas para ouvir, fazer música e avaliar, através de oficinas práticas, assim como, a realização de insights sobre a abordagem de Nordoff Robbins e a capacitação para examinar o próprio trabalho nesta perspetiva.

Datas: segunda 23 julho - quinta 26 julho 2018
Localização: Nordoff Robbins London Centre, 2 Lissenden Gardens, London NW5 1PQ
Custo: £ 300

Para obter mais detalhes sobre o curso e como reservar, consulte o folheto da Escola de Verão e o formulário de inscrição ou visite o site Nordoff Robbins https://www.nordoff-robbins.org.uk/short-courses

February 15, 2018

IX Ciclo de Seminários de Musicoterapia

Já estão divulgados os seminários que irão ocorrer no ano de 2018! Inscreva-se através do e-mail apmt.musicoterapia@gmail.com

February 01, 2018

Bibliotecas Vivas: Transformar o Nosso Mundo

Ana Esperança participou na Conferência Bibliotecas Vivas : Transformar o nosso Mundo no dia 19 de Janeiro de 2018 em Sever do Vouga, num painel sobre Musicoterapia com a comunicação Musicoterapia na demência: um estudo de caso.

January 19, 2018

Palestra na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores

No âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) do curso Técnico Auxiliar de Saúde, a Dra. Ana Esperança foi convidada a ir realizar uma palestra na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra no dia 19 de Janeiro.

November 27, 2017

CONGRESSO "SOM, MÚSICA E SABEDORIA"

Ana Esperança participou no Congresso "Som Musica e Sabedoria" que decorreu nos dias 11 e 12 de Novembro de 2017.

November 15, 2017

Dia Europeu da Musicoterapia 15 de Novembro de 2017

A APMT deseja a todos um feliz Dia Europeu da Musicoterapia!
Aqui fica a nossa versão da música vencedora para a comemoração deste dia, com os autores da mesma!
Parabéns Portugal!

Pode ouvir também outra musica de celebração do dia europeu da Musicoterapia "It's time for music" aqui!

November 11, 2017

Reportagem na Antena 1 sobre musicoterapia

Uma reportagem da Antena 1 para ouvir.

"A Grande Reportagem Antena 1 entra no universo das demências através da música.

A musicoterapia não é uma profissão em Portugal, mas há várias instituições para a terceira idade onde a música é usada no tratamento das demências. "

November 06, 2017

Formação Avançada para Musicoterapeutas dinamizada pela Dra. Barbara Wheeler

No dia 6 de Novembro uma Formação Avançada para Musicoterapeutas, dinamizada pela Dra. Barbara Wheeler, na Biblioteca de Belém. Uma formação intitulada "Avaliação em Musicoterapia: Ferramentas para planificar, desenvolver e expandir no campo de intervenção".

November 02, 2017

Workshop de Musicoterapia no Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

Daniela Morais, presidente do conselho Fiscal da APMT, participou no mês de Novembro no Congresso Nacional de Musicoterapia com um workshop.

October 31, 2017

Encontro@Viseu2017

A Dra. Ana Esperança, presidente da diração da APMT, fez uma comunicação no Encontro@Viseu2017 Alzheimer e outras Demências sobre Musicoterapia e demência. Este Encontro aconteceu em Viseu, no dia 21 de Outubro.

October 06, 2017

APMT no VI Congresso Naturales Medicinae

A Dra. Ana Esperança, presidente da direção da APMT, realizou um seminário intitulado "Musicoterapia na demência" no VI Congresso Naturales Medicinae que aconteceu no Porto, no passado dia 7 de Outubro.

September 26, 2017

Portugal ganhou o concurso europeu da canção-tema para o Dia Europeu da Musicoterapia 2017!!!!

PARABÉNS!!!
Portugal ganhou o concurso europeu da canção-tema para o Dia Europeu da Musicoterapia 2017!!!!

Os nossos parabéns aos autores Jorge Jesus, Daniel Palácios, Gil Henriques e João Vilas, alunos do Curso de Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa que compuseram "Hearing your voice", tema deste ano, ganhando o 1ª Prémio!!

Para conhecer a MÚSICA VENCEDORA DO DIA EUROPEU DA MUSICOTERAPIA 2017, clique em:http://www.musictherapyday.com/theme/hearing-your-voice-2017

O que pode fazer com esta música?
Esta música pode ser usada em todas as atividades do Dia da Musicoterapia, pode usá-la como uma estrutura para improvisações.

Ideia: registe-se a tocar esta música, publique-a no Youtube e envie o link para info@musictherapyday.com ou apmt.musicoterapia@gmail.com

Aproveite e conheça a música alternativa: 'Music... every (therapy) day', composta por Albert Berman (Holanda), clicando em: http://www.musictherapyday.com/theme/hearing-your-voice-2017

September 25, 2017

Dia Europeu da Musicoterapia

No próximo dia 15 de Novembro de 2017 comemora-se o Dia Europeu da Musicoterapia. O tema deste ano é " Earing your Voice ".

Podem consultar mais informações em: http://www.musictherapyday.

Participem connosco, façam a vossa versão, a solo ou em grupo, e enviem para: apmt.musicoterapia@gmail.com

September 25, 2017

Análise dos resumos do 15º Congresso Mundial de Musicoterapia

A Musicoterapeuta Maria Gabriela Nicolau enviou à APMT, na sequência da sua leitura e análise dos resumos do 15º Congresso Mundial de Musicoterapia, dois apontamentos na área do envelhecimento e da demência:


"O Japão, país com a maior percentagem de população centenária, apresentou vários trabalhos sobre o processo de envelhecimento com e sem patologia. Salienta-se a referência ao music care enquanto método que influenciou a atual musicoterapia desenvolvida no Japão e salienta-se também o conceito/prática de Community music therapy, significativo nesta região, e que se tem desenvolvido em vários países, como por exemplo Austrália e Países Nórdicos (países que também apresentaram sobre esta temática). É uma área de intervenção com crescente importância, onde saliento, dentro das suas características, a inclusão e o envolvimento de diferentes comunidades com diferentes particularidades, o papel destas na produção musical e a importância do musicoterapeuta, elemento dinamizador de ligação comunidade – música na promoção da saúde e da identidade cultural. Do Japão, por exemplo, vem, nesta área do envelhecimento, a apresentação de projetos piloto que estão a decorrer atualmente neste país.Ainda nesta área, está em estudo na Alemanha, um projeto de intervenção musicoterapêutico para promoção da qualidade de vida não só das pessoas séniores, como seus familiares e cuidadores formais, pretendendo-se estabelecer diretrizes nesta área.

Em relação à inclusão dos familiares/cuidadores formais e informais esta preocupação verifica-se acentuadamente na área das demências, com benefícios para os cuidadores e em simultâneo para as pessoas com demência. Esta preocupação de abrangência aos cuidadores foi objeto de apresentação por parte da Austrália e, por outro lado,da Dinamarca. Neste último país continua em desenvolvimento o manual PAMI (personal attuned music interaction), inicialmente divulgado no congresso europeu que se realizou em Viena em 2016.Este projeto pretende compreender os benefícios da interação musical no bem-estar das pessoas com demência e seus familiares, explorar quais as boas práticas e como o musicoterapeuta pode facilitar essa interação.Pretende encorajar a partilha interdisciplinar de competências e explorar a forma como os cuidadores utilizam certos componentes musicoterapêuticos nas interações com residentes com demência em fase moderada e em fase avançada. Também dos EUA, veio uma apresentação que incide na qualidade das relações entre as pessoas com demência e seus cuidadores, o papel do musicoterapeuta na formulação de planos de tratamento para estas díades, o papel do musicoterapeuta no desenvolvimento de competências nessa área e a importância do uso da música numa perspectiva de respeito pela identidade e história da pessoa com demência.

Os temas foram diversificados, incidindo maioritariamente na prática clínica, mas verificou-se também a referência ao papel do musicoterapeuta em contexto hospitalar, à perspetiva que os profissionais doutras áreas tem do musicoterapeuta, à multiculturalidade, aos desafios que existem no exercício da musicoterapia e à consideração da musicoterapia numa macro escala, entre outros assuntos, mostrando quão complexo e amplo é este campo de intervenção da musicoterapia, principalmente na área dos cuidados de saúde."

September 11, 2017

Formação Avançada para Musicoterapeutas - 6 de Novembro de 2017

A APMT vai realizar mais uma Formação Avançada para Musicoterapeutas. Uma formação com o tema "Avaliação em Musicoterapia: Ferramentas para planificar, desenvolver e expandir no campo de intervenção", dinamizada pela Professora Doutora Barbara Wheeler.

August 01, 2017

APMT no programa Ciência e Saúde

Ana Esperança, presidente da APMT esteve à conversa com Rosania Fernandes no programa Ciência e Saúde. Ouça a entrevista!

July 18, 2017

Musicoterapia no programa "Juntos à tarde"

A Dra. Catarina da Isabel esteve presente no programa da SIC "Juntos à tarde".
No dia mundial do rock falou-se da importância da música na vertente terapêutica e dos seus benefícios.

June 27, 2017

II Encontro Nacional de Cuidadores de Alzheimer e Demências Similares

A APMT esteve presente no II Encontro Nacional de Cuidadores de Alzheimer e Demências Similares que se realizou no Porto no dia 17 de Junho.

Neste evento debateu-se a Petição Pública pela Criação do Estatuto do Cuidador Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas.

Foi um encontro intenso repleto de emoções e partilhas. Um encontro que deu voz aos cuidadores informais que contam com muito pouco apoio. Um encontro da iniciativa da Eurodeputada Marisa Matias que contou com o apoio do grupo de Cuidadores de Alzheimer e Demências Similares.

June 16, 2017

V Congresso Naturales Medicinae

A APMT esteve presente no V Congresso Naturales Medicinae.
Ana Esperança realizou uma comunicação sobre musicoterapia e demência. Veja as fotos!

June 13, 2017

ESCS Magazine

A Musicoterapia e a Associação Portuguesa de Musicoterapia foram notícia na ESCS Magazine.
A aluna de 2º ano da licenciatura de Jornalismo, Maria Moreira Rato, manifestou no início deste ano letivo, interesse pela temática escrevendo uma reportagem nessa altura. (Pode consultar aqui: https://sway.com/eNcFHzfohmy7A7h3)


Recentemente, motivada pela realização do Encontro Internacional de Musicoterapia, Maria escreveu novamente sobre nós. Pode ler a reportagem mais recente aqui:


http://escsmagazine.escs.ipl.pt/a-celebracao-do-som-chegou…/

Parabéns Maria! Muito gratos pelo teu interesse e bom trabalho!

June 09, 2017

II Encontro Nacional de Cuidadores de Alzheimer e Demências Similares

No próximo

dia 17 de Junho de 2017 irá realizar-se o II Encontro Nacional de Cuidadores de Alzheimer e Demências Similares.

O Encontro terá lugar na cidade do Porto, no Seminário de Vilar, entre as 10:30 e as 18:00.

A representar a APMT estará Ana Esperança, presidente da associação, com a comunicação "A Musicoterapia e as Demências".

June 04, 2017